domingo, 30 de agosto de 2015

Atividade 4.3 - Eproinfo

Plano de Aula do Ensino Fundamental  da Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira    Rio Negro-MS
Série / Ano: 2º Ano B e 6º Ano B    Turno: Vespertino
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 4h/aula
Disciplina
: Artes, Português e Produção Interativa
Conteúdo: Gênero textual instrucional: receita , Interpretação de texto, leitura e oralidade. Produção de texto.
Objetivo:
Reconhecer a estrutura e as características do gênero receita.
Pesquisar e conhecer comidas típicas do nosso estado (MS).
Pôr em prática como executar os textos instrucionais.
Metodologia: :
Sondar os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o gênero textual receita. Questionar se já fizeram algum tipo de comida, que tipo, se a receita deu certo.
 Perguntar se há um livro de receitas na casa deles, se eles costumam ler as receitas que vêm em rótulos de alguns produtos alimentícios.
Conversar com eles sobre as preferências de cada um em relação aos alimentos, sobre tipos diferentes de bolo, conduzi-los a dizer os ingredientes necessários para se fazer o bolo do qual mais gosta.
Mostrar aos alunos através do texto “Chipa com Batatas”, como se organiza uma receita, quais os ingredientes são usados, a quantidade e o modo de preparo.
Copiar a receita e a interpretação de texto do computar para que os alunos copiem no caderno.
Explicar que as receitas dizem como as ações dever ser realizadas, que o título faz parte da receita e é ele que define o conteúdo dela. Que algumas receitas trazem também o rendimento e o tempo de preparo e ressaltar a importância desses dois itens.
Pesquisar textos instrucionais (receitas) na Sala de Tecnologia Educacional (computadores – internet – vídeos) e observar como são e como fazer  e executar os textos instrucionais.
Os alunos do 6º Ano irão pesquisar comidas regionais (folclóricas) de Mato Grosso do Sul. Escolherão algumas para fazer e apresentar em sala. E escolherão uma receita para desenvolver em conjunto na escola.
Levá-los para a cozinha da escola, dividir os ingredientes que cada aluno ficou incumbido de trazer. Colocar em prática a preparação da receita escolhida (chipa). 
Pedir aos alunos que leiam os ingredientes e o modo de fazer. Falar sobre a importância de seguir todos os passos da receita para que a receita (chipa) saia da maneira desejada.
Mostrar a importância do modo de preparo, que tem que ser bem explicado, para que o leitor compreenda e saiba como fazer.
Depois de pronto a receita escolhida, perguntar se lendo a receita, eles acharam fácil ou difícil a preparação da mesma.
Em seguida, fazer uma interpretação de texto e corrigi-la com eles.
Receita da:
Chipa com batata
Ingredientes:
1 queijo ralado
1kg de polvilho doce
2 copos (americano) de polvilho azedo
2 batatinha cozida amassada
6 ovos
½ copo (americano) de óleo
2 colheres (sopa) de manteiga
Modo de preparo:
Coloca em um recipiente a batatinha amassada, o óleo, sal, ovos, manteiga e misture até ficar homogêneo. Coloque os polvilhos (azedo e doce) e amasse bem, misturando-os  e por fim, acrescente o queijo ralado.
Sove bem. Após, modele do jeito que quiser (bolinha, ferradura, etc).
 Asse em forno pré-aquecido até dourar.

Recursos:
Polvilho doce, polvilho azedo, queijo ralado, óleo, ovos, manteiga,batatinhas, bacias, assadeiras, forno, computador –internet, máquina digital, celulares, caderno, lápis, caneta.
Avaliação da Aprendizagem: Participação, interesse, leitura, pesquisas e modo de fazer as receitas.


Clique aqui para ver as fotos:

Tipos de acidentes Domestico


Acidentes Domesticos

http://www.youtube.com/watch?v=Q8QnOnJs-zs 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Atividade 5.3: Publicando vídeo no Youtube (Projeto Integrado de Aprendizagem) 

Nome: Alice/ Luriko/ Vânia
Vídeo: Rubem Alves – A Escola Ideal – o papel do professor



Disponível em: https://youtu.be/qjyNv42g2XU


Neste vídeo, o autor Rubem Alves fala que o professor tem de ensinar o aluno a pensar. O pensamento, sentimento e a curiosidade é o que move o mundo e gera conhecimento. Provocar “espantos”!

As vantagens dos textos multimodais

Nome: Alice/ Luriko/ Vânia
 A importância da linguagem multimodal ao contexto da educação
 As vantagens dos textos multimodais
 A linguagem multimodal integra som, imagem, texto e animação, consequentemente apresenta muitas vantagens ao contexto educativo podendo colaborar no processo ensino aprendizagem desde que utilizado de forma adequada. Esse tipo de linguagem vem crescendo no contexto educacional por causa do grande desenvolvimento tecnológico ocorrido nos últimos anos, com o surgimento de novas mídias e novas tecnologias. As linguagens interativas aplicadas à educação deveriam permitir ampliar as diferentes formas de abordar e entender assuntos para proporcionar a aquisição de conhecimentos, competências e habilidades ampliando a importância do professor como mediador.